28 de julho de 2007

Músicas De Um Minuto


Depois de quase dois meses sem postar, estamos de volta com um novo visual e fôlego renovado para mais números do Biff Bang Pop zine, e postagens no blog.
Para esta semana vamos continuar dando uma olhada no pop escocês, em um projeto chamado The Littlest Album, uma série que, compila em compactos de vinil, canções com no máximo um minuto de duração. Cada disquinho vem com seis bandas no lado A, mais seis bandas no lado B.
O primeiro da série foi lançado no final de 2001, e trazia bandas como Penthal, The Hector Collectors, Salvation by Stories, Drugstories Cowboys entre outras. O segundo volume da série, saiu em 2004 e trouxe mais gente com suas músicas de um minutos ou menos! Estão lá algumas gemas pop escondidas, feitas por grupos como Calvin, Q Without U, The One Minute Wonders (sinto que essa banda foi criada exclusivamente para esse projeto), Microcassete, Lipsick e mais algumas.
A idéia da série é de um dos integrantes do Moths (que participou do primeiro volume), inspirada em Short Music for the Short People, uma coletânea lançada via Fat records, compilando músicas com menos de um minuto feitas com os grupos do seu cast. Ele jogou a idéia na internet e aos poucos foram aparecendo bandas interessadas no projeto. Uma delas foi a My Legendary Girlfriend, que já havia participado de um projeto similar, uma coletânea chamada Smoke: new sounds from Scotland, e ajudou a dar a forma do projeto.
Para conhecer um pouco mais, clique aqui.
Para ouvir algumas bandas que participaram , vá ao link do myspace e divirta-se com o terceiro volume da série, que traz o já citado The Just Joans e outros, que em doze minutos vão encher o seu toca-discos com o melhor pop escocês de um minuto.

Quer baixar a versão pdf do Biff Bang Pop! zine # 4 ? Clique aqui, e leia sobre Vaselines, Postal Blue, Adrian Tomine, Discoteca Básica, Humblebee records e muito mais!