20 de julho de 2008

The Little Ones


Little Ones é uma banda americana,mas precisamente da Califórnia. Se você gosta de Shins, Beulah e Teenage Fanclub você vai adorar o Little Ones. Imagine um Flaming Lips menos psicodélico,expandindo melodias numa voz cheia de empolgação, e com um acompanhamento mais simples.

Começaram em 2006, lançaram alguns singles e eps, e até o final deste mês lançam o primeiro album "Morning Tide".

Aqui vamos comentar o single que saiu em 2006 pela gravadora inglesa Heavenly, Mais tarde comentaremos sobre "Lovers who Uncovers" o single seguinte, que antecedeu o ep "Sing Song" lançado pela mesma gravadora.

A faixa de abertura do single "Oh,MJ!" que leva o mesmo nome do disco é tiro certeiro para apreciatores de melodias hipnotizantes.A canção fica rodopiando infinitamente nos seus ouvidos. A voz comovente de Edward te fisga de primeira. A segunda música "High on Hill" reafirma a faceta pop da banda,ao ponto de ser um pecado não colocá-los na programação de qualquer rádio que se preze. Em seguida vem outra versão de Oh,MJ!" remixada pelo Stereolab. A enfase ficou nos arranjos de cordas e teclados nos moldes das composições de Tim Gane e cia. Parece que o Stereolab reinventa a maneira de tocar dos Little Ones, e deixa somente a voz de Edward como marca registrada da banda.Finalizando o single mais um remix. Desse vez no comando da dupla Crystal Castles. Uma faixa desnecessária, não serve mesmo nem para dançar.Batida nauseante, sem surpresas. A duração de mais de cinco minutos já entrega tudo: as melodias somem, o vocal fica soterrado no meio de efeitos que parecem que foram colocados de qualquer jeito. A composição original é extremamente melhor!

Ah, quem indicou The Little Ones para o Biff Bang Pop!, foi o Zé Luiz. Valeu Zé!

16 de julho de 2008

Books EP - Belle and Sebastian (2004)






















O terceiro single do álbum "Dear Catastrophe Waitress" é um divisor de águas na discografia da banda escocesa. Lançado em junho de 2004, "Books EP" sinaliza de maneira forte a faceta funkeada do grupo, que mais tarde dominaria quase que completamente o álbum posterior "Life Pursuit". É simplesmente inacreditável ouvir "Your Covers Blown", faixa de abertura do single, e associar à mesma banda que compos "Dog on Wheels". A música começa cheia de suíngue, em seguida entra a voz de uma atriz chamada Vrnda Daktor, o baixo insinuante guia a canção entrando em um clima disco, e nos faz esquecer que um dia o Belle and Sebastian fazia canções calcadas em Nick Drake e bandas da gravadora inglesa Sarah. Na metade da faixa o andamento da música se transforma, o baixo "cavalga" e logo entra a guitarra com timbres latinos, para finalizar recobrando o clima dançante anterior.
A segunda faixa "Wrapped up in Books" consta no álbum "Dear Catastrophe Waitress", e o Belle & Sebastian retoma o jeito das canções da primeira fase do grupo. O vocalista Stuart Murdock divide os vocais com o guitarrista Stevie Jackson. Poderiam ter escolhido outra música como "If she wants me" do mesmo álbum. Para reforçar fizeram o clipe, gravado em uma livraria de Glasgow. O resultado é divertido.
Continuando o single, a canção "Your Secrets" tem leve semelhança com músicas obscuras dos Beach Boys como "Here Comes the Night". E por isso mesmo merece ser ouvida com mais atenção.
Fechando o single está "Cover (version)" uma remixagem de Your Covers Blow, feita por Chris Geddes o tecladista da banda. Ele enfatiza o baixo obeso e os efeitos disco, desacelerando a batida e colocando só um pouquinho da voz de Murdock. Assim ela fica ideal para as pistas.
Uma pena que esse single não foi devidamente lançado no Brasil. A gravadora Trama armou uma picaretagem e lançou todos os singles do álbum Dear Catastrophe Waitress no formato de DVD com o clips oficiais e uns inventados. E para piorar a situação é impossível ouvir as músicas dos singles em um aparelho de som normal, somente no DVD player. Isso sem contar que eles não lançaram nenhum single de Life Pursuit. Ou seja: depois que o Belle and Sebastian mudou da Jeepster para a Rough Trade, a Trama decidiu lançar somente os álbuns, deixando os fãs da banda com a coleção incompleta.