27 de novembro de 2008

Show do Vaselines no Brasil





Com relativo atraso vou comentar um pouco sobre o show dos Vaselines em São Paulo. Eugene e Frances entraram logo depois do show infinitamente agonizante do Helmet.

Uma pena que a produção escale uma banda que não tem absolutamente nenhuma ligação com os Vaselines. Poderiam ter colocado a Lulina para abrir o show dos escoceses seria mais coerente.

De qualquer forma valeu a pena ter a chance de assistir um show do Vaselines no Brasil, mesmo nessas condições.

Cerca de uma hora depois do prometido na programação do festival SP Noise. Problemas técnicos atrapalharam o início do show. Os microfones não funcionavam, retorno e coisas assim.

Resolvido os problemas a banda entrou em ação, no canto direito Stevie Jackson de férias do Belle and Sebastian auxiliando nas guitarras e seu colega de banda Bobby Kildea, na bateria o cara o Yummy Four. No comando Eugene e Frances heróis da classe de 86, não reconhecidos na época, mas devidamente reparados quando Kurt Cobain os mostrou ao mundo.


A moça exibia simpatia, logo todos notaram que ela é figura falante da banda, contando piadas e interagindo com o público. A banda tocou seus hits caseiros, praticamente todos da compilação que reúne os 3 eps da banda. Muitos fãs da banda cantaram junto músicas como "Oliver Twist, "Rory Ride Me Raw, e "Dying for it". Vale lembrar que boa parte só conhecia as covers feitas pelo Nirvana.

A banda de apoio parecia se divertir tanto quanto o casal central, Stevie Jackson imprenssado no palco e com o seu habitual jeito desengonçado (chegou a derrubar o microfone) soltava o seu lado mais rock. Seu colega de banda Bobby Kildea parecia derreter de calor, enquanto Michael McGurin reproduzia perfeitamente todas as composições do Vaselines.

Quando as batidas de "You think you're a man" (composição do ator/travesti Divine) foram reconhecidas muitos deliraram, cantando com energia a letra simples mas contagiante.

Para finalizar, no bis eles mandaram "Dum Dum", e apesar de eu esperar por "Teenage Jesus Super Star" fiquei feliz com a escolha e voltei pra casa com a sensação de ter visto um dos melhores shows da minha vida.

18 de novembro de 2008

Belle & Sebastian BBC Sessions


Saiu ontem dia 17/11/2008 na Europa e Estados Unidos a compilação de gravações que o Belle and Sebastian fez para a rádio britânica BBC. O disco saiu em três edições diferentes: cd simples, cd duplo e vinil duplo.

A edição simples do cd traz somente as gravações dos vários programas que a banda participou na BBC. Apresentações nas históricas sessões de John Peel, além dos programas de Mark Radclife e Steve Lamacq.


O cd duplo traz como bônus o show irlandês na cidade de Belfest em 2001. A mesma turnê que passou pelo Brasil no Rio de Janeiro e São Paulo. No show irlandês a banda toca algumas covers de bandas como Velvet Underground, Thin Lizzy e Beatles.O vinil vem com a mesma quantidade de faixas do cd simples


O disco cobre a fase inicial que vai de 1996 até 2001. Há alguma raridades jamais lançadas oficialmente como as sessões da BBC mostrando versões diferentes para músicas como Lazy Line Painter Jane e a primeira versão de Wrong Girl, conhecida na época como Wrong Love.


Um dos maiores atrativos do disco são as gravações oficialmente inéditas de 4 canções: The Magic of Kind Word, Nothing in the silence, Shoot the sexual athlete e (My Girls Got) Miraculous Technique. Essas músicas marcam um fim de uma fase, pois foram uma das últimas gravações antes de Isobel Campbell sair da banda.

Para saber mais visite o site e o myspace da banda.

Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

7 de novembro de 2008

Vaselines no Brasil


Bem, esta matéria escrevi para o Biff Bang Pop versão impressa. Publicada em maio de 2007. Na época eu nem imaginava que o Vaselines voltaria e ainda mais tocaria no Brasil!!!
Mas eu acredito em sonhos, e um deles vai se realizar agora com a apresentação da banda escocesa no Brasil.
E para coroar o sonho a banda de acompanhamento tem nada mais nada menos que alguns integrantes do Belle and Sebastian.
Quem se importa com grandes festivais? Quem se importa com o último grito da NME?
Com vocês Vaselines:


The Vaselines

Praticamente ignorado em vida, o Vaselines encontrou “fama” graças a uma forcinha do fã Kurt Cobain. Ainda hoje cultuada a banda deixou uma mínima, porém brilhante discografia.

Glaidson Medeiros

Provavelmente quando em 1992 o Nirvana lançou uma versão de “Son Of A Gun” poucas pessoas sabiam de  quem era a canção. O Nirvana vez por outra surpreendia seus fãs com versões inusitadas de bandas praticamente desconhecidas do grande público, como “Love Buzz” do Shocking Blue, e “The money will roll right in” do Fang. Mas sem dúvida nenhuma o Vaselines foi a queridinha quando se tratava de fazer versões. O vocalista Kurt Cobain era mais um fã apaixonado pelos escoceses. Escrevia cartas elogiando a banda, e sempre citava os Vaselines nas entrevistas.  Além de gravar “Son of a Gun”, o Nirvana fez versão para “Molly’s Lips” e no acústico para a MTV eles gravaram “Jesus doesn’t want me for a sunbeam”. A partir de então o Vaselines passou a ser notado por um público que estava alheio ao que veio antes do Nirvana e descobria aos poucos que existia um mundo além do canal que um dia foi especializado em música.

Mas quem foi o Vaselines? Formada na fértil cena da Classe de 86 em Edimburgo na Escócia, eles conseguiram ficar no mesmo patamar dos seus colegas de cena, como Weather Prophets, The Shop Assistants e Pastels. A banda tinha como principais integrantes Eugene Kelly e Frances McKee. Os dois cantavam e tocavam, juntamente com Charles Kelly (irmão de Eugene) na bateria e James Seegan no baixo. Algumas canções eram cantadas por Eugene, outras ficavam a cargo da doce voz de Frances, e vez por outra saiam belos duetos embalados por três acordes, energia punk, e melodias no mais alto grau de candura pop.

Durante a curta carreira da banda eles gravaram um punhado de singles por selos independentes como 53rd and 3rd, por onde lançaram o seu primeiro registro em vinil, o single “Son of a Gun”, produzido por ninguém menos que Stephen Pastel (ícone da cena escocesa e líder dos Pastels). Também lançaram singles e eps por gravadoras como Seminal Twang, Avalanche, Rough Trade e até mesmo a Sub Pop.

As letras da banda giravam em torno de relacionamentos, observações cotidianas e religião. Tudo sob um ponto de vista pueril. Em “Slushy” Eugene faz dueto com Frances e cantam versos como “Long brown hair, eyes were green/ Prettiest girl I’ve ever seen/ And you’ll never miss what you never had”.

Nas canções com temática religiosa como “Teenage Jesus Super Star” encontramos letras carregadas de humor e ironia: “I'm a teenage Jesus superstar without a mighty cross to bear/ And when mom complains about my hair/ I say hey mom I just don't care”.

Essas duas músicas podem ser encontradas em duas compilações de singles da banda, já que conseguir os discos originais é uma tarefa praticamente impossível. A mais conhecida delas é a “The Way of Vaselines: A Complete History” lançada via Sub Pop. A outra saiu pela Avalanche, gravadora situada na cidade natal da banda e chama-se “All The Stuff And More...”. Basicamente as duas têm as mesmas músicas, só mudam a ordem e alteram alguns títulos como “Teenage Jesus Superstar” que ficou “Teenage Superstar” na coletânea da Sub Pop, assim como “Dying For Some Blues” virou “Dying For It (the blues).

Essas duas compilações saíram algum tempo depois do fim da banda ocorrido em 1989. Ambas tem todos o “hits domésticos” da banda, estão lá : “Rory Ride Me Raw” cantada por Eugene com uma levada muita boa, basicamente voz e violão. Também temos “You think you’re a man” cover de Divine (ator-travesti que figurou em alguns filmes de John Waters), além das divertidas “Monster Pussy” e “The Day I Was a Horse”.

Um ano depois eles voltaram a pedido de Kurt Cobain para abrir um show do Nirvana em Edimburgo, onde Cobain realizou o sonho de cantar ao lado de Eugene Kelly. Em 1993 Kelly formou o Captain America que chegou a lançar dois eps antes de ser ameaçado por meio de um processo para mudar o nome da banda (movido pela a editora de histórias em quadrinhos Marvel) que acabou virando Eugenius e gravou seu último álbum em 1994 e vez por outra faz participações em projetos.

O mais recente foi o Future Pilot A.K.A que tem como integrantes o pessoal do BMX Bandits, Belle and Sebastian, Delgados e uma infinidade de bandas escocesas. Por fim Frances Mackee virou professora de yoga e formou o Suckle, banda com sonoridade folk e chegaram a lançar um álbum via Chemikal Underground e já excursionaram com o Teenage Fanclub e participaram de shows beneficentes com os amigos do Belle and Sebastian.

Serviço:

SP Noise Festival

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA 21/11
Palco 1: Black Mountain (Canadá), Motek (Bélgica) e The Tormentos (Argentina)
Palco 2: Flaming Sideburns (Finlândia), Os Ambervisions (SC) e Black Drawing Chalks (GO).

SÁBADO 22/11
Palco 1: Vaselines (Escócia), The Ganjas (Chile) e Calumet-Hecla (USA)
Palco 2: Black Lips (USA), Do Amor (RJ) e Homiepie (SP).

SERVIÇO:
SP Noise Festival
21 e 22 de novembro
Eazy . Av. Marquês de São Vicente, 1767 . Barra Funda . SP
Tel: (11) 3611 3121.
Ingressos:
21/11 (sexta-feira) . R$55 (antecipado) R$65 (no dia)
22/11 (sábado) . R$65 (antecipado) e R$80 (no dia)
Ingressos antecipados na Sensorial Discos . Rua 24 de Maio 116 (Rua Alta) . Centro . SP . Tel (11) 3333 1914
Censura: 16 anos
Abertura da casa às 18:00 na sexta e às 17:00 no sábado