31 de janeiro de 2009

Biff Bang Pop # 0 - Birdie

Como prometido aqui começa a série de matérias que escrevi para o Biff Bang Pop zine impresso.
Tirei essa da edição # zero. Se tudo der certo vou colocar na ordem das páginas do zine.

Para o texto não ficar cansativo vou soltando a matéria por partes. Ok?

Começamos com uma das minhas bandas favoritas:

Birdie

Quando Deborah Wykes tocava no Dolly Mixture, uma banda punk de garotas, nem passava pela cabeça que futuramente ela tocaria na banda de apoio do Saint Ettiene. Nessa mesma banda estava Paul Kelly seu futuro marido e companheiro de banda.

Enquanto isso não acontecia Paul Kelly tocava na banda East Village. Do encontro dos dois nasceu não apenas uma filha, mas uma das bandas mais cativantes da cena indiepop: o Birdie.

Formado em 1998 com Deborah nos vocais e Paul nas guitarras, o Birdie entusiasmou os fãs de indiepop ao lançar o álbum "Some Dusty". Gravado em poucos dias e de maneira simples o disco foi muito bem recebido, considerado o álbum daquele ano pela indiepop list.

Com um som centrado no folk e no pop, o Birdie chama atenção por meio de suas melodias suaves passando por leves toques de jazz, pontuadas pelo agradável timbre de voz de Deborah, finalizando a equação entre os dois gêneros resultando em pop songs perfeitas.

Continua....


23 de janeiro de 2009

The Fire Escapes (bandas myspace)


Hoje vamos dar uma volta por fora do indiepop. O que me inspirou a fazer esse post foi a solicitação que recebi de uma banda no myspace.

Que tem uma conta no myspace sabe que volta e meia aparece uma banda perdida procurando entrar na sua lista de amigos e principalmente querendo divulgar o seu som. O problema é que a maioria é ruim de doer ou não se encaixa na proposta do blog/zine.

Os ingleses do Fire Escapes se encaixam no caso das boas bandas, mesmo não se enquadrando no gênero Biff Bang Pop.

O que mais gostei da banda é que a voz da menina é uma mistura de Hope Sandoval (Mazzy Star), Tanya Donelly (Belly & Throwing Muses) e Isabel Monteiro (Drugstore). Isso inevitavelmente nos faz pousar nos anos 90. Ouça "Street of crocodiles" e "Helicopter blues" para sentir o clima. A seção Sonic Youth fase Sister domina em "Breaking into your heart" e principalmente em "Fire Bird".

21 de janeiro de 2009

Everything with you (video)

Fiz o cadastro no Vimeo e já faz algum tempo que estou querendo postar um vídeo dessa plataforma. A qualidade de imagem e som é melhor do que o Youtube. Apesar de não ter um conteúdo tão grande quanto o seu concorrente, ele está se expandindo.

Para a estréia nada melhor do que esse vídeo do Pains of Being Pure At Heart (que nomezinho hein?). A banda é bem falada por todos os cantos. Conheci o grupo ouvindo um programa da BBC.

Ideal para quem se amarra na fase Ecstasy and Wine do My Bloody Valentine.



The Pains of Being Pure At Heart "Everything With You" from Slumberland Records on Vimeo.

19 de janeiro de 2009

Chasing Dorotea


Chasing Dorotea é uma banda sueca de indiepop com enfase no folk, diretamente influenciada por Nick Drake, Lucksmiths e Belle and Sebastian. É um caso típico daquelas bandas que lançam um disco excelente (álbum ou single) e logo em seguida desaparecem.
O auto intitulado álbum saiu pela Labrador, e foi pouco comentado na época do lançamento e ainda continua desconhecido para boa parte dos fãs de indiepop.

Christopher Sander é o cantor e compositor responsável pela sonoridade delicada, desenhada por sua voz suave, violão dedilhado, escaleta, trompetes e acompanhamento brando.

A escolha da atriz sueca Tuva Novotny para cantar junto com ele em algumas canções caiu como uma luva. Por vezes a música feita pelo Chasing Dorotea é tão frágil que parece que vai se desfazer no ar.

Ouça “The Anchor Song” e note o clima tristonho que nos convida a continuar ouvindo o álbum até o fim. Há momento em que a mão de Nick Drake tem um peso maior como em “Tuva Song” e “April”. Em outras canções há elementos em que a mistura de Belle and Sebastian com Lucksmiths dá o tom, e a faixa “Dreamer” é o melhor exemplo.

Se você é fã de Blueboy, Trembling Blue Stars e quadrinhos de Adrian Tomine coloque esse disco na sua coleção.

Nota: atualmente Christopher Sander mostra o seu trabalho pós Chasing Dorotea no myspace, cantando somente na sua língua natal. Além de tocar na banda [ingenting] também da Labrador.

17 de janeiro de 2009

Die Moulinettes - Herr Rossi sucht das Glueck (Vídeo)

Ouvir música cantada em alemão nunca foi o meu forte. Achava a sonoridade estranha e até mesmo agressiva.

Todo esse preconceito foi varrido do mapa depois que conheci a banda Die Moulinettes. Formada em 1996 por 3 garotas e um cara. O som da banda me fisgou na primeira audição por se tratar de um dos seguidores do Free Design e consequentemente tornando-se membro da turma do Stereolab, Broadcast, Call and Response e dos argentinos do Modular.

Recomendo o disco " Alfa Bravo Charlie". A música desse clipe faz parte do single de mesmo nome lançado em 1998.

O site da banda é excelente, bem divertido e tem um visual bem bacana.

16 de janeiro de 2009

Escolha a sua capa BBC Sessions Belle and Sebastian










A Matador records criou um concurso para os fãs produzirem a capa do mais novo disco do Belle and Sebastian The BBC Sessions. Os dez finalistas ganharão a discografia completa da banda em cd. A capa vencedora vai ser lançada oficialmente pela Matador numa tiragem limitada!

O prazo para participar foi encerrado ontem. Aproveite agora para votar na melhor capa.

Entre as dezenas de capas do Lazy Contest For Not So Lazy Fans, eu escolhi algumas.

15 de janeiro de 2009

Niza - Por las tardes (vídeo)








O Niza é uma banda espanhola, mais especificamente de Madri. O som da dupla girava em torno da bossa nova e do pop francês safra anos 60. Uma espécie de representante espanhol do Club 8.



Lançaram dois singles e um album pela gravadora conterrânea Elefante. Curiosamente o seu som combina muito mais com a concorrente Siesta records.



O casal Roberto e Silvia começaram em 1998 e encerraram suas atividades em 2004. Lançaram dois singles e um álbum (produzido por Ian Catt,o cara do Saint Ettiene e Trembling Blue Stars).



Apesar de achar o álbum "Canciones de temporada" excessivamente açucarado, recomendo o single "Topolino" que tem a canção desse vídeo. "Por las tardes" foi lançado em 2001 e foi premiado pela FNAC de Madri.



O visual anos 60 e a historinha do casal que se encontra por acaso para ver o filme Um Homem, Uma mulher (1966) cativa qualquer um. Sem dúvida está entre os meus dez clipes de indiepop favoritos.

14 de janeiro de 2009

Gentle Tuesday e.p



foto:Totte Pop

Retomando as rédeas Biff Bang Pop está de volta depois de um breve intervalo que pode ser enquadrado no quesito férias, enfim de retornando com força total!
Peço desculpas aos leitores pelo atraso, falta de aviso ou sinal de vida.

Para debutar 2009 desenterrei um disquinho classe de uma banda sueca chamada Gentle Tuesday. Conheci a banda em uma coletânea que ganhei do Adriano Ribeiro do Postal Blue, chamada Just for a day.

Nessa compilação além do PB figuravam bandas como Le Coupe, Majestic, Brideshead mais 15 bandas. Na época foi o primeiro lançamento da gravadora que levava o mesmo nome da compilação.

De todas as bandas presentes a que me chamou mais atenção foi sem dúvida o Gentle Tuesday. Após ouvir a faixa "I keep on doin it" (faixa que abre esse ep) imediatamente me tornei fã da banda. Repeti infinitamente a mesma faixa. A partir daí passei a procurar tudo da banda, consegui alguns eps e o álbum.

Imagine um Smiths com acessos de soul. Assim pode ser definida a sonoridade do Gentle Tuesday.Realçando o melhor mistura entre soul e indiepop e transbordando suíngue nas melhores passagens pop.

Um grande exemplo é mostrado na segunda faixa batizada de "Life has it´s charm" do ep lançado em 1996 pela Dorian records. Não há menor dúvida de que essa música deve ser tocada nas melhores pistas de dança logo depois de "Funny Little Frog" do Belle and Sebastian.

Na faixa seguinte "Make no mistake" percebemos que os caras do Getle Tuesday tem uma forte queda por trompetes. O instrumento orienta boa parte das melodias, sem contar uns tecladinhos de leve.

A influência dos Smiths também é notada na parte gráfica. Todas as capas dos singles, eps e albums fazem a referência com fotos monocromáticas com um certo aspecto antigo e um leve senso de humor.