25 de fevereiro de 2009

Stars in Coma no Brasil!!



É isso mesmo pessoal! O Neri do programa de rádio Último Volume junto com a dupla Dione e Carol vão organizar a mini-tour do Star in Coma no Brasil.
Os shows vão acontecer na capital paulista, Curitiba e Campinas.

As participações brasileiras Pale Sunday e Inverness já confirmaram presença nos shows de Campinas e São Paulo.

A mini-turnê vai servir para lançar e divulgar o cd "Death and Hope" lançado pela gravadora Bolinhas Records de Dione e Carol. O cd já foi lançado e vem recebendo elogios tanto pelo conteúdo quanto pelo cuidado visual craft com a marca Bolinhas Records.

Uma breve história

O Stars in Coma é uma banda de um homem só. O sueco André Brorsson cuida das composições e gravações da banda. Entre 2005 até hoje lançou vários eps e alguns álbuns por gravadoras como Popkonst, Molokini, Music is my girlfriend e Cloudberry.

Suas canções passeiam pelo bedroom pop, synth-pop com passagens bem animadas como "I saw my heart pass by" e "Invisibility trick". Essas canções lembram algo dos primeiros singles do Pipas.

Por outro lado André se mostra bem versátil, mudando a direção em algumas canções com um formato mais tradicional e essencialmente pop. Confira a faixa "People Put Up With A Lot Of Shit" do álbum "You are still frozen in time".

Boa parte das canções podem ser conferidas no site do Stars in Coma, além do myspace e lastfm.

As datas definitivas dos shows ainda não foram confirmadas. Tudo o que sei é que vão acontecer em julho. A organização avisou que vai divulgar as datas em breve.

16 de fevereiro de 2009

Birdie Triple Echo - 4 Parte


Triple Echo

Depois de alguns atrasos e rompimentos o sucessor de Some Dusty saiu em outubro de 2001. O título faz uma referência ao filme de Oliver Reed feito em 1973 sobre a segunda guerra mundial e estrelado por Glenda Jackson. É também uma homenagem ao pai de Paul Kelly que era aviador e participou do filme.

Com uma sonoridade mais diversa que o anterior, o segundo álbum do Birdie impressiona pela qualidade da produção. Os teclados não estão em evidência como no álbum de estréia.Em Triple Echo o Birdie se mostra mais maduro musicalmente, talvez a adição definitiva do baterista Jon Chandler explique melhor.

Isso não quer dizer que os teclados foram deixados em segundo plano, os hammonds,minimoogs e wurlitzers estão distribuídos por todo álbum. Canções como "Such a sound", "Monday" e "Blue eyed son" acentuam o lado mais sessentista da banda.

Enquanto canções como "The original strand" ganham retoques levemente jazzy. Em Triple o Birdie nos leva à ambientes já visitados na estréia, mas agora toda sonoridade está mais clara e objetiva. Como nos mostra a envolvente "Rose's drugstore" cheia de pegadas pop, fazendo uma conexão direta entre os dois álbuns.

Para Triple Echo foram gravadas 22 canções, mas na edição final só entraram 12 músicas. Algumas vão sair com faixas extras de singles. Uma pena que esse disco não ganhou edição americana, pois a Kindercore que distribuia os discos do Birdie nos Estados Unidos rompeu o contrato com a banda. Ainda assim vale a pena pedir a edição européia.

15 de fevereiro de 2009

Birdie - Parte 3


Poucas vezes a fina mistura de pop e folk deram tão certo como no álbum de estréia do Birdie. Auxiliados financeiramente por Alan MacGee (ex-dono da lendária gravadora Creation, e atual chefão da Poptones), eles usaram gravações que estavam em formato demo e poucos dias depois gravaram o album Some Dusty, lançado em 1999 pelo minúsculo selo inglês It.



Canções como "Lough", "Lazy Day" e "Folk Singer" mostram que o casal Deborah e Paul possui versatilidade e senso pop. Aqui os teclados buscam o equilibrio com o violões, as guitarras, a bateria e o baixo abrindo caminho para a elegante voz de Deborah Wykes. O ápice do álbum fica por conta de "Let her go", o hit que melhor define o Birdie: teclados contagiantes, a voz agradável e o violão moldando tudo. Três minutos e quarenta e seis segundos de perfeição pop.


Os arranjos de cordas foram feitos por Sean O'Hagan (ex-Microdisney) e atual High Llamas. Vale dizer que Some Dusty também saiu nos EUA no catálogo da kindercore e ainda vem com um bônus: o vídeo de "Let her go". Já a edição espanhola que foi lançada via Elefant records vem em formato digipack, encarte com as letras e uma música chamada "She can't lose". Imperdível!

7 de fevereiro de 2009

Continuação - Birdie - Parte 2

Birdie - Parte Dois

Apesar de continuar como uma cult band nas ilhas britânicas, o Birdie possui um grande número de fãs em países como Espanha, onde ganharam o prêmio de melhor revelação no Polar Award. No Japão uma de suas músicas foi tema de abertura de uma série de tv e nos Estados Unidos fizeram alguns shows.

Em outubro de 2001, após alguns atrasos e vários singles, o Birdie lançou Triple Echo seu segundo álbum trazendo a nova formação, deixaram a bateria programada de Some Dusty de lado, escalando Jon Chandler para assumir as baquetas.

No fim do ano passado*, eles fizeram alguns shows na Inglaterra. Em seguida entraram em estúdio para gravar o terceiro álbum ainda sem data de lançamento. Enquanto ele não sai Biff Bang Pop relembra os dois álbuns com resenhas para cada um e curiosidades sobre a banda.

* Esta matéria foi feita por volta de 2003.