Dizem que você é o que você escuta. O mesmo se aplica para a comida: você é o que você come. O livro Lost in the supermarket apresenta um pouco dos dois mundos. Escrito e organizado por Kay Bozick Owens e Lyn Owens mostra como a música e a comida se combinam.
Lançado em 2008 via Soft Skull press, com 192 páginas, Lost in the Supermarket é um conjunto de sacadas. Começa no título inspiradíssimo de uma música do Clash, e ainda traz as ilustrações homenageando Raymond Pattibone, o artista que fez a capa do disco Goo do Sonic Youth. Claro que tudo devidamente adaptado.
A ideia é genial: juntar várias bandas independentes e fazer conexões com a culinária. O que o pessoal costuma comer durante as turnês e receitas elaboradas por gente como Sonic Boom, o carinha do Spaceman 3, Lali Puna, Calexico, Fugazi,Sonic Youth, Animal Collective, Belle and Sebastian e até Daniel Johnston (tem as manhas?). Só para citar alguns conhecidos.
A relação entre comida e música não é novidade. Todo mundo deve conhecer algum restaurante que usa temas de música pop no seu cardápio. Ou leu uma resenha de um disco onde crítico usa termos culinários para definir a música, como "doces melodias", "a cozinha é fraca", "letras amargas" e por aí vai.