7 de setembro de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Discoteca Básica do Indiepop (parte 1)



Esta matéria saiu originalmente na edição # 04 de 2007. Feita para dar uma ideia geral da história do indiepop. Apontando as principais gravadoras e suas respectivas bandas.

Como sempre vou dividir a matéria, para combinar melhor com o espaço do blog. Além disso vou incrementar colocando alguns videos, para reforçar o teor didático da matéria.

Vamos lá!

Discoteca Básica do Indiepop


O ano era 1986, os Smiths estavam no auge e inegavelmente era a melhor banda que alguém poderia ouvir naquela época. Se você estava atrás de música pop de qualidade, teria que penar muito em busca de alguma coisa decente.



Com muita sorte você poderia encontrar uma edição da NME com uma fita coletânea encartada (que mais tarde foi lançada em disco pela Rough Trade). O nome da fita era C-86 e fazia um apanhado geral de uma cena formada por bandas que corriam por fora do que era ditado por grandes paradas de sucesso.


Seus integrantes não tinham o visual espalhafatoso do Cure, não queriam salvar o mundo como o U2, e nem acreditavam na pretensão intelectualóide de bandas como Talking Heads.



Essas bandas com suas guitarras baratas, munidas do espírito punk "faça-você-mesmo" começaram a surgir aos montes. Certas de que não queriam soar como as eleitas da mídia.


E sim mostrar algo mais simples e direto, sem deixar as melodias de lado, resgatando a inocência do pop sessentista e ao mesmo tempo com uma pegada punk menos agressiva.

Continua....

Nenhum comentário: