15 de fevereiro de 2010

Perdido no Supermercado

lostinthesupermarket2


Dizem que você é o que você escuta. O mesmo se aplica para a comida: você é o que você come. O livro Lost in the supermarket apresenta um pouco dos dois mundos. Escrito e organizado por Kay Bozick Owens e Lyn Owens mostra como a música e a comida se combinam.


Lançado em 2008 via Soft Skull press, com 192 páginas, Lost in the Supermarket é um conjunto de sacadas. Começa no título inspiradíssimo de uma música do Clash, e ainda traz as ilustrações homenageando Raymond Pattibone, o artista que fez a capa do disco Goo do Sonic Youth. Claro que tudo devidamente adaptado.



A ideia é genial: juntar várias bandas independentes e fazer conexões com a culinária. O que o pessoal costuma comer durante as turnês e receitas elaboradas por gente como Sonic Boom, o carinha do Spaceman 3, Lali Puna, Calexico, Fugazi,Sonic Youth, Animal Collective, Belle and Sebastian e até Daniel Johnston (tem as manhas?). Só para citar alguns conhecidos.





A relação entre comida e música não é novidade. Todo mundo deve conhecer algum restaurante que usa temas de música pop no seu cardápio. Ou leu uma resenha de um disco onde crítico usa termos culinários para definir a música, como "doces melodias", "a cozinha é fraca", "letras amargas" e por aí vai.

3 comentários:

Ana disse...

Nossa, me encantei com o livro! Ele existe aqui no Brasil? Onde eu encontro para folhear??

Biff Bang Pop! disse...

Ana, acho que dá pra encomendar em algumas livrarias. Eu só "folhei" na internet.
Na Amazon dá pra ver algumas páginas.

ludella disse...

Não tinha pensado nisso...faz MUITO sentido!