Há 5 anos
1 de maio de 2008
Down By Law
Calor, locações desertas, uma cidade praticamente abandonada. Gente sentada na varanda acompanhando a passagem do tempo. Ao fundo uma canção bêbada, servindo de trilha. A letra de certa forma nos introduz ao que vamos ver ao longo do filme.
Feito em 1986, Down by Law é um filme atemporal. Um dos primeiros filmes do diretor norte-americano Jim Jarmush acaba de ganhar a edição em DVD no Brasil. O filme foi um dos precursores do cinema independente americano como o entendemos hoje. Uma obra que afirmou a identidade do gênero.
O filme conta a história de três personagens: um dj fracassado, um cafetão sonhador, e um estrangeiro que não domina a língua inglesa. Por uma série de motivos eles se encontram, e apesar das diferenças, algumas afinidades vão surgindo aos poucos.
O gosto amargo do fracasso é o fio da meada que os une. A sensação de deslocamento é inerente tanto aos personagens, quanto à cidade em que vivem. São figuras que não tem o seu lugar no sonho americano. E por esss característica nos lembra os velhos heróis beatniks, marcados por um tom mais cínico, com sabor de ressaca.
Os diálogos bem desenvolvidos do filme, serviram de forte influência para boa parte do atual cinema independente. Vide Quentin Tarantino e Kevin Smith. A dificuldade de comunicação na conversa dos três, serve para o diretor acentuar o traço tragicômico de um diálogo feito de silêncios, gestos, olhares, pronúncias erradas, pequenas glórias, lembranças e sonhos.
A fotografia em preto e branco, foi inspirada nos filmes de prisão dos anos 40, como afirmou Jarmush em uma entrevista que vem nos extras do DVD. O diretor também conseguiu reunir um time de primeira para o elenco. Interpretando o dj temos Tom Waits, que também colabora com a trilha. O ator italiano Roberto Benigni não precisa do menor esforço para interpretar ele mesmo. E o resultado é excelente! John Lurie se sai muito bem como cafetão, e não podemos esquecer da companheira de Benigni, Nicoletta Braschi.
Serviço: Down By Law
Legendas em Português Diretor: Jim Jarmush Ano de Produção: 1986
Extras: fotos, entrevistas,fotos e um clipe do Tom Waits (sem legendas) Distribuição: Lume Filmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
it is sad and beuatiful world :)))
um beijo!
gostei da sua resenha, Glaidson. vc vai me emprestar o filme?
aliás... fala para o Marcinho, por favor, que eu comecei a assistir Control, mas que eu vou assistir inteiro e em breve devolverei!
gracias ;)
un beso.
Puxa Julie eu não tenho esse filme. Peguei na locadora, ele acabou de ser relançado em dvd. Mas vou ficar de olho nas promoções por aí.
Pode deixar que eu aviso ao Márcinho sobre o Control.
Adoreiiii a resenha! (:
Vou te linkar (;
Grande beijo!
Postar um comentário