16 de fevereiro de 2009

Birdie Triple Echo - 4 Parte


Triple Echo

Depois de alguns atrasos e rompimentos o sucessor de Some Dusty saiu em outubro de 2001. O título faz uma referência ao filme de Oliver Reed feito em 1973 sobre a segunda guerra mundial e estrelado por Glenda Jackson. É também uma homenagem ao pai de Paul Kelly que era aviador e participou do filme.

Com uma sonoridade mais diversa que o anterior, o segundo álbum do Birdie impressiona pela qualidade da produção. Os teclados não estão em evidência como no álbum de estréia.Em Triple Echo o Birdie se mostra mais maduro musicalmente, talvez a adição definitiva do baterista Jon Chandler explique melhor.

Isso não quer dizer que os teclados foram deixados em segundo plano, os hammonds,minimoogs e wurlitzers estão distribuídos por todo álbum. Canções como "Such a sound", "Monday" e "Blue eyed son" acentuam o lado mais sessentista da banda.

Enquanto canções como "The original strand" ganham retoques levemente jazzy. Em Triple o Birdie nos leva à ambientes já visitados na estréia, mas agora toda sonoridade está mais clara e objetiva. Como nos mostra a envolvente "Rose's drugstore" cheia de pegadas pop, fazendo uma conexão direta entre os dois álbuns.

Para Triple Echo foram gravadas 22 canções, mas na edição final só entraram 12 músicas. Algumas vão sair com faixas extras de singles. Uma pena que esse disco não ganhou edição americana, pois a Kindercore que distribuia os discos do Birdie nos Estados Unidos rompeu o contrato com a banda. Ainda assim vale a pena pedir a edição européia.

4 comentários:

Cristiano disse...

ahhh que bela foto, com os zines ali! dá uma saudade!! e faz tempo que não ouço Birdie, deu vontade.

ah sim, estou adicionando lá no meu novo blog :]

abraço!

Biff Bang Pop! disse...

Obrigado Cristiano! Eu também estou tentando escrever um impresso. Mas me falta tempo.

Vou adicionar o seu também.

um abraço!

Anônimo disse...

Glaidson,como vai?
Escrevo pra dizer que saiu o novo do Butcher Boy.Maravilhoso!
Grande abraço.

Biff Bang Pop! disse...

Cara eu tenho que ouvir esse álbum, estou numa correria por causa do trabalho e da faculdade, mas vou arranjar um tempinho pra atualizar o blog.
Zé, depois eu passo o e-mail daquele cara dos cds. Beleza?
Um abraço!