30 de agosto de 2009

Your Favorite Songs


Quando a Selene da banda Zucchinies me contou que tinha um projeto chamado Your Favorite Songs logo pensei que fosse algo ligado à covers. Um grupo fazendo versões de suas músicas preferidas.



Entrando no myspace do Your Favorite Songs descobri que o projeto é uma dupla formada por Selene e seu pai Fernando Alge e convidados que dão uma mãozinha na bateria. E o mais importante: as composições são próprias. Nada de covers.



O som do YFS tem um quê das bandas da Siesta records, talvez por causa do leve flerte com a bossa nova. A voz de Fernando lembra vagamente o jeito de cantar dos caras do Blueboy, e a voz de Selene é perfeita para a sonoridade doce do Your Favorite Songs.



A canção Peter and Sally já entrou na minha lista de favoritos de 2009. E se você gosta de bandas como o já citado Blueboy, um pouquinho de Kostars e também da primeira fase do Club 8, você vai concordar comigo.



Entrevista Your Favorites Songs

Como foi que surgiu a ideia do projeto? Vocês sempre tocaram em casa? Lembro que a Selene me falou que começou a gostar de música quando descobriu a discoteca do Fernando.

A idéia do projeto surgiu da admiração que temos um pelo outro, tanto pessoal como artisticamente falando. Um dia percebemos que tínhamos um monte de composições na gaveta, sem uso. E aí decidimos fazer algo com elas, já que temos um gosto musical parecido (tirando a parte do metal e do rock progressivo, hahah). Já tocávamos juntos antes, até porque foi meu pai que me ensinou a tocar baixo... E acho que não tinha como eu não me interessar por música, já que cresci rodeada por referências musicais.


E as composições? São feitas em dupla também? Como funciona?

Geralmente, algum de nós chega com uma base pronta, como uma sequencia de acordes com algum esboço de letra, e então vamos para o estúdio e gravamos outros instrumentos a partir dessa base. É um processo meio de ir adicionando camadas e texturas nas gravações: tudo acontece no estúdio, as composições vão sendo trabalhadas ao mesmo tempo em que vão sendo gravadas.


Vocês já fizeram alguns shows. Tocaram com outras bandas? Como é a recepcão das pessoas? É o mesmo público da Zucchinies?

Fizemos dois shows, e um deles foi abertura pro Thiago Pethit. Acho que nosso som funciona mais quando tocado em lugares mais introspectivos, como foi no Café Elétrico, por ser acústico quando ao vivo. O público costuma ser mais receptivo em ambientes mais intimistas, e sinceramente não sei se as pessoas que apreciam nossa música são as mesmas que gostam de Zucchinies. Provavelmente boa parte sim, já que ambos os projetos tem aspectos em comum.


O que falta para finalização de um ep ou um possível album? A produção é da própria banda?

Estamos terminando a mixagem do nosso álbum. Ainda não sabemos o que acontecerá depois disso; a idéia é disponibilizar as músicas na internet e fazer um show de lançamento, mesmo que esse lançamento (ou até mesmo esse show) seja bem caseiro. Como a idéia desse projeto é, mais do que qualquer outra coisa, dividirmos experiências musicais e passarmos mais um tempo juntos, não temos pressa de nada e tudo é feito por diversão, inclusive a produção, que também é executada por nós com ajuda de amigos.

Nenhum comentário: