6 de outubro de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Discoteca Básica do Indiepop (parte 2)



Muito antes da NME "descobrir" tal cena, bandas como Biff Bang Pow!(hein?),BMX Bandits, Shop Assistants e The Pastels já estavam na ativa.


Faziam shows para poucos privilegiados e registravam suas gemas pop em singles de 7 polegadas lançados por micro selos como Whaam records, Villa21, Postcard e 53rd & 3rd.


Alguns apontam como o chute inicial do indiepop o disco "And Don't The Kids Just Love It" álbum de estréia do Television Personalities lançado em 1981. Disco tão fundamental para o indiepop, quanto o Velvet & Nico é para o indie rock.


Outros dizem que o começo de tudo está nos escoceses do Orange Juice, que lançou "You Can Hide Your Love Forever", também no início dos anos 80.


O Television Personalities fazia uma conexão direta com o punk, evidenciava isso nas gravações precárias e na postura "faça-você-mesmo" sem abandonar as melodias grudentas.


O Orange Juice também apostava todas as suas fichas no pop assobiável sem desconsiderar a veia punk de origem. Enfim as duas bandas provocaram casualmente o equilíbrio entre a melodia e a postura punk.


Dois discos que mudaram a concepção de música pop independente, que mostraram as possibilidades de fazer pop songs sem apelar para fórmulas descartáveis de sucesso comercial.






Continua...

Nenhum comentário: