16 de outubro de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Discoteca Básica do Indiepop (parte 3)


The Go-Betweens


A partir daí começaram a surgir bandas como Talulah Gosh, Vaselines,Groove Farm,Razorcuts, The Clouds, Groovy Little Numbers e muitas outras que desenvolveram as ideias e sonoridades iniciadas com o Orange Juice e o TV Personalities.



Não podemos falar de indiepop sem dar a devida importância aos selos que viabilizaram a circulação dos discos lançados por tais grupos. Na cena indiepop alguns selos tornaram-se sinônimo de qualidade.



Muitas pessoas adquiriam os seus discos confiando somente na marca do selo. Havia todo um conceito por trás daqueles discos,geralmente no formato de singles de 7 polegadas, com uma tiragem baixa que logo se tornavam disputadíssimos.



A forma de distribuição era feita basicamente por meio de vendas via correio ou então distribuídos nos fanzines que traziam flexi discs encartados em cada exemplar. Furando dessa maneira o esquema de distribuição das grandes gravadoras.



Assim foi com a Sarah records, a 53rd & 3rd, Sha-la-la, Postcard e muitos outros. Segue um resumo sobre os selos mais importantes de indiepop:

Continua...


Nenhum comentário: