12 de janeiro de 2010

Documentário sobre a gravadora Creation

3751151901_41807d2e67

A gravadora inglesa Creation é considerada um dos ícones da cultura pop de todos os tempos. Ela é fundamental para quem quer entender o básico sobre música pop independente.





Seus criadores Alan MacGee,Dick Green e Joe Foster faziam parte da mesma banda, o Biff Bang Pow. Este nome eles pegaram de um single de uma banda dos anos 60 chamada The Creation. E por fim este blog/zine se inspirou em todos eles na hora do batismo.





Para começo de conversa a gravadora sempre primou por apostar em novidades. Logo de início, em 1983, lançou um flexi disco do Pastels. Um sinal de sorte que serviu para estrear o catálogo da Creation e abrir caminho para bandas como My Bloody Valentine, Primal Scream, Slowdive(foto) e Oasis.





O nome do filme foi emprestado do primeiro single do escoceses do Jesus and Mary Chain lançado pela Creation em 1984. Hoje essa bolachinha de 7 polegadas vale os seus olhos.





O documentário sai lá fora dia 14 de fevereiro. Provavelmente apareça por aqui em um desses festivais de cinema. Ou melhor: no seu computador! Em breve deve cair na rede. Por enquanto fique com o trailer, e conheça mais sobre uma dos pontos fundamentais da cultura pop.

Nenhum comentário: