19 de janeiro de 2009

Chasing Dorotea


Chasing Dorotea é uma banda sueca de indiepop com enfase no folk, diretamente influenciada por Nick Drake, Lucksmiths e Belle and Sebastian. É um caso típico daquelas bandas que lançam um disco excelente (álbum ou single) e logo em seguida desaparecem.
O auto intitulado álbum saiu pela Labrador, e foi pouco comentado na época do lançamento e ainda continua desconhecido para boa parte dos fãs de indiepop.

Christopher Sander é o cantor e compositor responsável pela sonoridade delicada, desenhada por sua voz suave, violão dedilhado, escaleta, trompetes e acompanhamento brando.

A escolha da atriz sueca Tuva Novotny para cantar junto com ele em algumas canções caiu como uma luva. Por vezes a música feita pelo Chasing Dorotea é tão frágil que parece que vai se desfazer no ar.

Ouça “The Anchor Song” e note o clima tristonho que nos convida a continuar ouvindo o álbum até o fim. Há momento em que a mão de Nick Drake tem um peso maior como em “Tuva Song” e “April”. Em outras canções há elementos em que a mistura de Belle and Sebastian com Lucksmiths dá o tom, e a faixa “Dreamer” é o melhor exemplo.

Se você é fã de Blueboy, Trembling Blue Stars e quadrinhos de Adrian Tomine coloque esse disco na sua coleção.

Nota: atualmente Christopher Sander mostra o seu trabalho pós Chasing Dorotea no myspace, cantando somente na sua língua natal. Além de tocar na banda [ingenting] também da Labrador.

Nenhum comentário: