14 de janeiro de 2009

Gentle Tuesday e.p



foto:Totte Pop

Retomando as rédeas Biff Bang Pop está de volta depois de um breve intervalo que pode ser enquadrado no quesito férias, enfim de retornando com força total!
Peço desculpas aos leitores pelo atraso, falta de aviso ou sinal de vida.

Para debutar 2009 desenterrei um disquinho classe de uma banda sueca chamada Gentle Tuesday. Conheci a banda em uma coletânea que ganhei do Adriano Ribeiro do Postal Blue, chamada Just for a day.

Nessa compilação além do PB figuravam bandas como Le Coupe, Majestic, Brideshead mais 15 bandas. Na época foi o primeiro lançamento da gravadora que levava o mesmo nome da compilação.

De todas as bandas presentes a que me chamou mais atenção foi sem dúvida o Gentle Tuesday. Após ouvir a faixa "I keep on doin it" (faixa que abre esse ep) imediatamente me tornei fã da banda. Repeti infinitamente a mesma faixa. A partir daí passei a procurar tudo da banda, consegui alguns eps e o álbum.

Imagine um Smiths com acessos de soul. Assim pode ser definida a sonoridade do Gentle Tuesday.Realçando o melhor mistura entre soul e indiepop e transbordando suíngue nas melhores passagens pop.

Um grande exemplo é mostrado na segunda faixa batizada de "Life has it´s charm" do ep lançado em 1996 pela Dorian records. Não há menor dúvida de que essa música deve ser tocada nas melhores pistas de dança logo depois de "Funny Little Frog" do Belle and Sebastian.

Na faixa seguinte "Make no mistake" percebemos que os caras do Getle Tuesday tem uma forte queda por trompetes. O instrumento orienta boa parte das melodias, sem contar uns tecladinhos de leve.

A influência dos Smiths também é notada na parte gráfica. Todas as capas dos singles, eps e albums fazem a referência com fotos monocromáticas com um certo aspecto antigo e um leve senso de humor.

Nenhum comentário: