3 de dezembro de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Discoteca Básica do Indiepop (parte 5)


cartaz japonês do BMX Bandits


53rd & 3rd

Gravadora escocesa fundada por Stephen Pastel e seus amigos em 1985. Lançou verdadeiros clássicos do gênero. O nome foi retirado de uma música dos Ramones e também um endereço de Nova York.




Enquanto as grandes gravadoras lançavam porcarias atrás de porcarias, a 53rd & 3rd concentrava em seu cast a nata do pop independente.



Formavam o time bandas como Talulah Gosh (onde lançaram o magnífico single "Beatnik Boy"), BMX Bandits, Pooh Sticks, o excelente Groovy Little Numbers, Shop Assistants, Boy Haidress (que mais tarde se tornaria o Teenage Fanclub), Vaselines e outras tantas.



Basicamente o acervo do selo era formado por singles de sete polegadas, e chegaram a lançar alguns lps. Apesar do catálogo não ser muito grande as poucas bandas que fizeram parte desse histórico selo influenciaram de forma determinante a cena indiepop provocando uma onda de bandas, selos e fanzines.

Continua...



2 comentários:

Taís Toti disse...

que foda esse cartaz do BMX!

Biff Bang Pop! disse...

Sim! Eu esbarrei nesse cartaz quando procurava uma imagem dos caras nos 80. Mas não achei nenhuma com boa definição. E gostei dele. Essa mesma coletânea saiu na Espanha, mas com uma capa diferente.
Taís,você escreve em um monte de blogs, né? Vou dar uma olhada.