16 de novembro de 2009

Nova Coletânea Indiepop da Rough Trade


Betty and The Werewolfs


A Rough Trade é uma das lojas de discos mais fodas de todos os tempos. Desde de 1976 ela promove o que há de melhor na música pop. Começou como uma loja que importava raridades dos sons jamaicanos, depois acompanhou o boom do movimento punk, new wave, pós punk, suas derivações e consequencias.


Expandiu os negócios dois anos depois da abertura, com a fundação da gravadora. E apostou em gente como Stiff Little Fingers, The Raicoats e Cabaret Voltaire. A cereja do bolo foi lançar ao mundo os Smiths. Sem contar que atualmente é a gravadora do Belle and Sebastian.



Em 2008 tive a oportunidade de conhecer as duas lojas em Londres. Para o fã de música pop é como visitar um lugar sagrado. Sei lá! Uma catedral ou qualquer outro templo.


Sad Day for Puppetes





Na loja mais antiga e intimista, por causa do tamanho, tem posters, adesivos e panfletos de shows do Sex Pistols, Clash e quase toda turma de 77. Originais da época. Fiquei perdido, não sabia nem por onde começar a minha exploração.


A mais nova, tem espaço de sobra para os discos, um café, sofás com fones de ouvido e até um palco onde já se apresentaram vários artistas como The Pains of Being Pure at Heart, I'm from Barcelona, Pipettes, Blur, Daniel Johnston, Lily Allen, Of Montreal e muitos outros. Tudo de graça.



Veronica Falls


Hoje nessa loja vai acontecer o show de lançamento da coletânea da Rough Trade, chamada New Indiepop 09. Das 25 bandas que aparecem na compilação, quatro vão fazer apresentações junto com djs. São elas: Sad Days for Pupettes,Betty and The Werewolfs, Pocketbooks e Veronica Falls. Cada banda vai tocar por 20 minutos e nos intervalos os djs comandam.


Na coletânea nomes familiares como Los Campesinos e The Pains of Being Pure at Heart. Outros nem tanto como The Girls at Dawn e Dum Dum Girls. Segundo o pessoal da Rough Trade o momento é especial. Pois 2009 lembra bastante a época em que surgiram bandas como Jesus and Mary Chain e Wedding Present e outras.




Tudo aquilo aconteceu no meio dos anos 80 onde existia uma forte crise econômica e surgiram várias bandas e manifestações da classe trabalhadora. Eles sentem que existe algo no ar que resgata aquela cena. Vamos ver!


Morning Light da banda Girls é uma das melhores faixas da coletânea:



2 comentários:

andrea disse...

Eu fui ! Miprocessa!!!

Biff Bang Pop! disse...

Hahaha! Você é a correspondente Biff Bang Pop em Londres :)

Miprocessa?? O que é isso? Hahaha!