4 de julho de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Barcelona (Parte 1)


Essa matéria saiu no # 01 do Biff Bang Pop!zine.

Poucos exemplares, muitos erros de português e tiros no escuro quando o assunto era diagramação. Mas fiquei feliz com o resultado final. Twiggy na capa usando óculos 3-D, entrevista com Majestic, lembranças envolvendo BMX Bandits e Pastels. Tem também uma lista feita pelo Gilberto Custódio especialmente para o Biff Bang Pop.

Bem, vamos ao Barcelona:

Barcelona

Se você acha que o Weezer é a banda mais nerd do mundo, é bom revisar os seus conceitos. Você precisa conhecer o Barcelona! Quer prova maior e índole nerd do que montar uma banda para não passar tanto tempo em frente ao computador? Pois foi isso que Jason Korzen (vocais e guitarra), Jennifer Carr (baixo e vocais), Ivan Ramiscal (teclados) e Christian Scanniello (bateria)fizeram.


O som? Uma mistura de Devo, synth pop, new wave e indiepop. Eles são de Washington e começaram a tocar em 1998. Lembro muito bem do meu primeiro contato com o Barcelona. Eu estava na Bizarre (loja de discos e selo paulista) dando uma fuçada nos discos e dei de cara com uma coletânea da March records, uma dessas amostras baratas da gravadora, dessas que eles lançam com uma advertência na capa com o seguinte aviso: "NÃO PAGUE MAIS DO QUE $5,98 POR ESTE DISCO".


Ilustrando a capa duas crianças brincando em um dia de verão. O nome da coletânea era "March Records Summer Sampler 1999". Dei uma olhada na lista das bandas e a maioria (na época) era desconhecida pra mim. Nomes como Cherry Orchard, One Star e Bike ainda não faziam parte da minha discoteca mental. Só conhecia algumas como Club 8, Cinnamon e o Gilfredo. Uma delas especialmente me chamou a atenção por causa do título da música: "Why do you have so much fun without me?". E por algum motivo (que não lembro agora) me identifiquei com o tema, arrisquei e comprei o disco de olhos fechados.


A música era do Barcelona, e assim que cheguei em casa e coloquei o cd e acelerei para a última faixa. Logo no início fiquei intrigado com aqueles tecladinhos synth pop, depois desencanei e quando me dei conta já estava acompanhando as batidas,que a princípio parecem de bateria programada, mas por incrível que pareça são tocadas por Christian que emula com perfeição qualquer drum machine. Por fim não resisti ao duo vocal de Jason e Jennifer. Fui fisgado de primeira! Daí em diante passei a procurar os outros discos da banda.

Continua....

Nenhum comentário: