8 de julho de 2009

Retrospectiva Biff Bang Pop - Barcelona (última parte)


Infelizmente em fevereiro de 2002 a banda encerrou as suas atividades. Não houve nenhuma briga interna (as famigeradas divergências musicais) suicídios ou decisões sobre carreiras solo que motivaram o fim da banda. Eles simplesmente acharam que era a hora certa de acabar.


Foram quatro anos, dois álbuns, dois singles e um monte de participações em coletâneas em vários selos. Deixaram um grande número de fãs por todo mundo. Chegam a ser comoventes as mensagens deixadas por eles no site da banda (fora do ar). Alguns imploram para que a banda volte.


Atualmente são poucas as bandas que costumam provocar esse tipo de reação sem ter uma grande jogada de marketing por trás. E o Barcelona provou que um grupo pode ser pop sem precisar necessariamente ser descartável, ser criativo sem recorrer a experimentalismos chatos e sem sentido. E o mais importante: eles conseguiram tudo isso sem precisar fazer cara de malvados, quebrar guitarras ou posar de irreverentes.



Uma curiosidade: em uma das cenas do filme Vanilla Sky, o Barcelona é citado em um diálogo entre Tom Cruise e Jason Lee. Quando este pergunta ao amigo o que ele quer ouvir no som do carro, entre os cds do Looper (e outros que não lembro agora) está um disco do Barcelona.

Nenhum comentário: